sexta-feira, 3 de junho de 2011

LIMPEZA DE CARBURADORES: O MITO!

Muito tempo sem escrever hã!? Pois é! Meti a cara no trabalho. Tempo, tempo, tempo. Mas estamos de volta, e com muitas novidades. E vamos bugueando!

Grande reforma no Odisséia Dunas. Opa, opa, opa! Pára, pára! Odisséia Dunas, como é? É parceiro, tá sendo mesmo durante todos esses anos. E Que jornada!

Descobri que Buggy é cultura também, quem diria!? Buggy é escola de mecânica intensiva, laboratório de química, física e matemática. Buggy é design gráfico e projetos. Buggy é adaptações, é carro de todas as marcas, de todas as peças e de todos os macetes. Buggy é odisséia sim pra aqueles que gostam e entendem sua mensagem, se deixam levar e entram no clima.

Reforma no motor, pintura de carenagens. Bom! Carburadores sujos, precisando de revisão. Não se pode imaginar um momento melhor pra uma experiência científica, hã!? Pois é! Falando de limpeza de carburação, qual o melhor produto? O que limpa mais afinal? A equipe do Odisséia Dunas resolveu testar aqui dois produtos para a limpeza do carburador indicados por vários mecânicos, colegas e internautas por aí a fora. Não postamos aqui o resultado de testes com gasolina ou mesmo thiner 101, por achar que estes por serem ordinários e usados por todos no dia a dia já têm seus efeitos conhecidos pela maioria dos bugueiros de plantão. Vamos aqui focar no desconhecido. Uma bela surpresa aguarda o final dessa história. O que será?

Dentre os produtos verificados se encontram:

a creolina, composto químico anteriormente muito usado para limpeza e desinfecção hospitalar pela sua eficácia contra certos tipos de bactérias resistentes a desinfetantes comuns. A creolina nada mais é do que um composto da família dos Cresóis. Os cresóis são um grupo de compostos químicos fenólicos manufaturados que também ocorrem normalmente no meio ambiente. São muito usados na indústria também para diluição de desodorantes e inseticidas. São altamente tóxicos, podendo causar em exposições elevadas e prolongadas vômitos e dores abdominais; danos ao coração, fígado e rins; anemia; paralisia facial, coma e morte. Ufa! Cuidado! A eficácia esperada da creolina é a diluição acentuada dos óleos que aderem as paredes do carburador. Devido à geometria de sua molécula, os creosóis funcionam como excelentes diluentes para óleos e gorduras em geral. É possível comprar creosóis em supermercados em geral, onde se verificam duas marcas mais populares, a CREOLINA e o CREOVALIM. O custo médio de 500mL é de cerca de R$ 10,00.

o vinagre de álcool doméstico, composto obtido pela fermentação de carboidratos, cujo produto principal obtido é uma concentração de ácido acético. O ácido acético ou ácido etanóico é conhecido por ser um ácido fraco, corrosivo, com vapores que causam irritação nos olhos, ardor no nariz e garganta e congestão pulmonar. É corrosivo para alguns tipos de metais e muito usado na indústria química em geral na produção de vários materiais, dentre eles o PET. O custo médio do vinagre 500mL é de cerca de R$ 1,70.

Pois bem! O ensaio foi composto de uma tampa e um corpo de carburador solex H-30 PIC, parado a algum tempo e vítima da sujeira e ação do tempo. O objetivo era submeter o corpo do carburador ao molho nas duas substâncias por 30min, sendo logo em seguida o carburador lavado com sabão e água corrente para avaliação dos resultados.

Depositamos o corpo na creolina em um recipiente de forma a submergir toda peça, ao mesmo tempo em que submetemos ao vinagre a tampa do carburador nas mesmas condições pelo mesmo período de tempo.

Os resultados foram surpreendentes. Poucos minutos após a submersão das peças notava-se micro bolhas sendo formadas na tampa do carburador que estava no vinagre. Após 15 minutos a solução fervilhava e exalava um cheiro forte de vinagre. Curiosamente na creolina aparentemente não ocorria visualmente nenhuma reação.


Ao término do molho, lavagem das peças, e....nossa! Que surpresa! Para ser sincero, pela característica dos creosóis e sua toxidade, achávamos que os resultados seriam mais satisfatórios. No entanto, mostrou-se na verdade menos eficiente que a gasolina. Após a lavagem da peça ainda persistiam manchas de óleo e sujeira em diversas partes incrustadas. Eu nossa opinião o desempenho não foi satisfatório.

Mas referente ao vinagre quanta diferença! Após a lavagem da peça havia desaparecido todos os indícios de óleos e graxas, bem como manchas e pontos de oxidação (aquela goma branca incrustada na peça). O que é mais impressionante na verdade é a facilidade com que a sujeira se solta durante a lavagem. Incrivelmente prático e eficiente. Porém, nota-se visivelmente que o ácido acético causa naturalmente uma leve corrosão do material. Literalmente a peça dilui-se e o metal fica incrustado nos dedos do bugueiro, no entanto numa proporção muito leve.

Finalizando o experimento, não estamos aqui para ditar qual a substância correta, e sim a mais eficiente. Nosso objetivo era quebrar o mito e por a prova os ditos populares, e acreditamos que conseguimos finalmente.

Concluímos com o experimento que o vinagre é muito eficiente mesmo para limpeza, tendo o inconveniente de ser corrosivo ao material, mas justamente por esse motivo, limpa profundamente sua superfície, arrastando quimicamente toda sujeira da peça, inclusive oxidações. Entendemos no entanto que apesar do inconveniente da corrosão, se usada de forma moderada, e levando em conta que o mesmo será raramente usado na peça, é provável que o próprio carburador se desgaste pelo uso natural do que diluído no vinagre. Eu usei nos carburas do odisséia e pessoalmente, usaria novamente tomando o cuidado de controlar o tempo do molho que não deve ser longo, sendo de 30min para limpezas leves até algumas horas para carburadores mais avariados.

Já o creosol é uma substância extremamente desagradável de se manipular. Tem um cheiro muito ríspido e penetrante que demora uns dois dias para desaparecer caso entre em contato com a pele. Custa cinco vezes mais o litro em relação ao vinagre, e diferente do vinagre, no lugar de abrir o apetite provoca náuseas se inalado por longos períodos. O desempenho do creosol de fato foi decepcionante. Sinceramente, obtive melhores resultados com a gasolina e o thiner.

É isso então pessoal. Mito quebrado! Espero que tenha sido de utilidade para a comunidade bugueira.

Abraços e vamos Bugueando!

16 comentários:

  1. colocase a peça na creolina da marca cruzvaldina.e mexia nela de 30 em 30 min em 4 horas remova tudo com pincel.sem o risco de corrosao ok...

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  2. Você usou o Creolina de maneira errada.

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  3. Você usou o Creolina de maneira errada.

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  4. E se misturar os dois qual seria o resultado?

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  5. Por favor explique então como devemos usar a creolina. Multiplique a idéia!!Um abraço.

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  6. Por favor explique então como devemos usar a creolina. Multiplique a idéia!!Um abraço.

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  7. amigo.por.favor.envie.o.nome.de.um.produto.químico.para.limpeza.das.veias.passagem.de.combustível.do.carbura.dor.e.limpeza.interna.e.externa.renova-los.o.carburador.po.favo.o
    meu.email.carloseduardoluiz517@gmail.com

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Há mais de 50 anos usamos a creolina como removedor desincrustante de qualquer liga(anti-monio). Tempo mínimo 120 minutos(Máximo 5 horas).

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  10. Muito bom, vou usar o vinagre para lavar o motir da minha moto e alguns metais zincados. Por se tratar de de uma lavagem com pincel e um enxágue na sequência, presumo que não trará dano.

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  11. Segredos de pista.
    Ferve ele com a criolina .
    Falecido moscao e mosquinha,grandes preparadores de fusca e opala

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  12. Até hoje tem gente vindo ver o desempenho da creolina...

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