domingo, 14 de fevereiro de 2010

Aproveitando o encejo....










Ainda no embalo dos bancos, que culminaram na modificação do Santo Antônio e em tantas outras modificações, agora chegou a vez da pintura.

De tanto bota e tira de banco, soldas, e entra e sai do carro a pintura sofreu bastante e estava merecendo uma "guaribada" antes de o carro ficar decente o bastante para poder combinar com o visual das novas bancadas.

Pois é! Escutei uma vez um ditado que se encaixa nessa minha peleja que diz assim: "É bobeira cagar e se limpar com canjica." Portanto, vamos ter que pintar esse carro. E já que vamos pintar, que tal implantar aqueles velhos projetos, hein!? É aí que mora o perigo.

Quem sofre desse vício como eu sabe que, ao iniciar um serviço, o maior perigo são "as coisinhas". E é mesmo! O cara começa a mudar uma coisa, e aí, já no embalo da empreitada, lembra-se daquela "coisainha" que também queria fazer e pensa: "Porque não? Vamos aproveitar logo." Seria ótimo se isso fosse fácil. O problema inerente a isso é que você nunca termina nada. As idéias vão aparecendo, e uma soa melhor que a outra. Se o camarada não focar num objetivo só, não para de "bulir" nunca.

Voltando ao ponto chave da questão, já que vou pintar mesmo, que tal fazer aquelas entradas de ar tão planejadas? Desde a época que fiz o último motor (e já fazem uns 3 anos), pus um radiador de óleo na parte traseira do carro contrariando a todos que sempre colocavam na frente. Sempre achei que na frente o radiador ficava muito vulnerável, sobretudo quando fica no pára-choque. Portanto, decidi colocá-lo na parte de trás. Só que a idéia era abrir uma entrada de ar na parte traseira e botar o radiador pra funcionar com ela, e o tempo passou, passou e nada de entrada de ar. Bem! Já que vamos pintar, então vamos fazer essas danadas!

A partir de um molde em PVC gentilmente cedido pelo meu amigo Taher, modifiquei a altura e ligeiramente o formato da parte de trás da peça pra caber na parte superior traseira do carro, justamente em cima do motor onde fica o radiador e o filtro de óleo. Construí as peças em fibra, dei acabamento e instalei antes da pintura. Fiz várias furações com uma broca de 1/2 polegada sob cada entrada pra permitir a ventilação e pus no lugar. Ufa! Agora é pintar.

Na estrada o óleo do motor estava dando mais de 100 graus, principalmente em viagens longas. Não pude testar ainda pra ver se a melhoria é grande, mas estou ansioso pra verificar a temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário